Missão
Esta sempre em desenvolvimento para promover excelência e segurança no auxílio diagnóstico de saúde, com um atendimento humanizado.
Valores
Alegria
Entusiasmo
Ética
Humanismo
Integridade
Lealdade
Resiliência
Respeito
Visão
Torna-se referência em apoio diagnóstico.
História
A história do CHAGAS, inicia com Francisco das Chagas Ferreira, farmacêutico/bioquímico pela Universidade Regional do Nordeste, hoje conhecida como Universidade Estadual da Paraíba e Pós Graduado em Hematologia Clínica pela Universidade de Guarulhos/SP. Nasceu em casa, no Sítio Catolezinho, município de Bom Sucesso no sertão da Paraíba no dia 23 de agosto de 1957, o mais velho dos 9 filhos de Francisco Ferreira da Cruz e Maria Amável Ferreira, ambos agricultores. Desde criança acordava ao amanhecer do dia para ajudar o pai a trabalhar na roça.
Sempre teve muita vontade de estudar, contudo devida as dificuldades do sertão só iniciou os estudos aos 13 anos de idade. Em 1978 aos 21 anos de idade foi embora do sítio para morar em Natal no Rio Grande do Norte para cursar o Ensino Médio, lá morava na Instituição Casa do Estudante no qual também trabalhava como bibliotecário na própria instituição durante o dia e estudava no turno da noite.
Em 1980 aos 23 anos terminou o Ensino Médio e em janeiro de 1981 tentou seu primeiro vestibular para o curso de Medicina, entretanto não passou e assim teve que retornar para o sítio. Em 1982 se muda para a cidade de Campina Grande/PB para fazer o cursinho e se preparar para um novo vestibular, porém só consegue manter-se na cidade estudando por 4 meses devido as dificuldades financeiras, e assim retorna para a vida no campo.
Em 1983 ainda trabalhando na roça o jovem Chagas teve tempo para descobrir sua verdadeira vocação, Análises Clínicas. Neste momento o jovem se viu diante do seu novo sonho e não haveria nenhuma dificuldade ou obstáculo que seriam maiores que a sua força de vontade. Aprovado pela Universidade Regional do Nordeste inicia seu curso de farmácia e bioquímica, no período 1984 a 1988. Na mesma época que realiza seu sonho, conheceu Iaponan Silva Canuto Ferreira que em breve se tornaria sua esposa, mãe de suas duas filhas Renally e Raissa.
Em 1988 aos 30 anos termina o curso já contratado pelo CLIPSI Hospital Geral de Campina Grande. Entretanto com o sonho de montar seu próprio laboratório, deixa a estabilidade financeira do Hospital para buscar seu sonho no sul da Bahia. Chegando à região, foi morar na cidade de Ubaitaba/BA onde começou a trabalhar no Laboratório Prontanalise que posteriormente por excelência em seus serviços prestados, foi convidado a se tornar sócio, e também trabalhava na cidade vizinha de Itabuna/BA no Laboratório do Hospital da Santa Casa.
Em 1993 na busca do seu objetivo de construir seu próprio laboratório para que pudesse prestar os serviços com excelência e qualidade diferenciada, renuncia o seu cargo no Hospital da Santa Casa em Itabuna e sai da sociedade do Laboratório Prontanalise, para fundar juntamente com a sua esposa Iaponan o CHAGAS LABORATÓRIO CLÍNICO na cidade de Ubaitaba/BA. Com o reconhecimento já estabelecido pelo seu trabalho foi convidado pelo Hospital São Vicente de Paula para atender com exclusividade todos os serviços laboratoriais.
Em 1996 descobre Barreiras e se encanta pela cidade, vislumbra também o elevado potencial na área da saúde. Assim em 1998 diante das perspectivas, instala a filial na cidade, no qual ficou responsável seu irmão também farmacêutico/biquímico Paulo Ferreira e sua irmã assistente social Fátima Ferreira.
Por Barreiras ser uma cidade acolhedora, próspera e segura, em 2004 resolve se mudar de Ubaitaba com a sua família para Barreiras, decidindo assim também transferir a matriz para a cidade.
Devido ao seu trabalho ético e transparente, assim foi possível construir fortes vínculos com os profissionais da área da saúde, o que representou no ano de 2007 a implantação de diversos postos de apoio e coleta na cidade.
Pensando sempre em expandir e estar mais próximo dos seus clientes, em 2013 foi instalada uma filial do laboratório na cidade de Cotegipe/BA.
Em 2017, foi renovada a gestão da empresa com a chegada da sua filha Raissa como administradora. No mesmo ano foi elevada a capacidade de produção através do projeto de ampliação em automação investindo em máquinas com tecnologias marca ROCHE, SYSMEX e AVL, essas novas tecnologias aumentaram a produtividade. Assim o CHAGAS vive em constante busca para oferecer serviços de qualidade e um atendimento humanizado.