
DÚVIDAS FREQUENTES
Não. Apenas alguém portando o comprovante pode retirar os resultados. Evidentemente, existem casos excepcionais que serão analisados individualmente.
Independentemente de o exame ser realizado como particular ou pelo plano de saúde, os resultados podem ser retirados pessoalmente, em nossas unidades de atendimento ou aqui em nosso site. No entanto, por questões éticas e de segurança, em casos autorizados somente seu médico pode entrar em contato e conversar com nossa assessoria técnica para obter seus resultados.
Nem todos. O hemograma, por exemplo, o jejum não é obrigatório. Já o exame de glicemia de jejum é obrigatório de 8 à 14 horas de jejum ou conforme a orientação médica.
Não. Mas convém tomá-la com moderação, o excesso interfere nos exames de urina
Alguns, não. É o caso das dosagens de cortisol, ferro e ACTH (hormônio adrenocorticotrófico). Esses exames devem ser realizados obrigatoriamente na parte da manhã. Motivo: é nessa parte do dia que tais substâncias têm um pico no organismo.
Isto se chama hematoma, ele pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão; falta de boa compressão no local da punção; e paciente usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue, entre os quais a aspirina.
Sim. Alguns exames, aliás, são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre.
A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável.
Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, conseqüentemente, consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame.
Sim, mas principalmente no de triglicérides. Por exemplo, uma pessoa com triglicérides elevado e que faz uma dieta rígida na véspera do exame terá um resultado falsamente baixo. Já alguém com triglicérides normal, mas que come uma feijoada no dia anterior, apresentará resultado falsamente alto.
Você deve manter a sua rotina alimentar habitual nos 5 dias que antecedem os exames
É a que você costuma comer no seu dia a dia. Portanto, essa instrução significa apenas o seguinte: não mude a alimentação.
Alguns, sim. Os antibióticos e os antiinflamatórios, por exemplo, interferem nos exames de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, no momento na consulta quando o médico solicitar os exames laboratoriais conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado. Quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente do laboratório antes do exame.
Sim, especialmente o de triglicérides. Por isso, o ideal é, antes do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.
Alguns, sim. Por exemplo, os de glicemia e dosagem de fator VIII de coagulação, tanto que, antes de fazê-los, você não pode ter se submetido a qualquer esforço físico. Além disso, lembre-se: os exames laboratoriais são padronizados para a realização em condições ideais, bem definidas.
É o que os médicos chamam de condições basais, em conseqüência, exames feitos após esforços físicos terão eventualmente valores diferentes dos que você tem. Portanto o ideal é não realizar atividades físicas no dia anterior a coleta, a depender do tipo de esforço físico ficar até mais que um dia sem realizar atividade.
Não, desde que se adotem dois cuidados para não misturar esses medicamentos à urina: assepsia na hora do exame e uso de tampão vaginal.
Pode realizar exames no período menstrual, porém a menstruação interfere nos resultados de alguns exames, como por exemplo, de hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é fundamental que o médico saiba em que período do ciclo o seu exame foi realizado, para poder avaliar da melhor forma possível.
O primeiro jato de urina traz células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. Quando se está com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja "contaminado" com o que estiver na uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa bem o material que está na bexiga.
Antibiograma é um exame cuja finalidade é verificar quais são os antibióticos mais indicados para o tratamento da infecção causada pela bactéria isolada no material clínico analisado. Por este exame, ficamos sabendo quais antibióticos a bactéria é sensível e quais são resistentes.
Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia, pode colher qualquer hora.
