top of page

Biografia

A história do CHAGAS Laboratório Clínico, inicia-se com Francisco das Chagas Ferreira, farmacêutico - bioquímico formado pela Universidade Regional do Nordeste, hoje conhecida como Universidade Estadual da Paraíba, e pós-graduado em Hematologia Clínica pela Universidade de Guarulhos - SP. Francisco nasceu em casa, em 1957 no Sítio Catolezinho; redondezas de Bom Sucesso, sertão da Paraíba. Primogênito entre os nove filhos de Francisco e Maria Amável, ambos agricultores. Desde muito pequeno, Francisco acordava antes do sol nascer para ajudar o pai nos afazeres da roça. Francisco sempre demonstrou uma sede incansável pelo conhecimento, mas as dificuldades da vida no sertão o impediram de iniciar seus estudos até os 13 anos de idade. Aos 21 anos, ele partiu para a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, para cursar o ensino médio. Lá, morando na Casa do Estudante, trabalhava como bibliotecário durante o dia e estudava à noite.

cggas.png

Em 1980, após concluir os estudos, Francisco realizou seu primeiro vestibular para Medicina, mas não foi aprovado e teve que voltar para o sítio. Em 1982, mudou-se para Campina Grande - PB para fazer cursinho e se preparar para um novo vestibular, mas devido as dificuldades financeiras só conseguiu ficar na cidade por 4 meses e precisou retornar à vida no campo.

 

Durante dois anos, mesmo trabalhando na roça junto a seu pai, não parou de estudar. E foi assim, que mergulhado nos estudos, ele descobriu sua verdadeira vocação: análises clínicas. Então movido por um novo sonho e depois de um tempo de preparação, em 1984, ingressou no curso Farmácia com especialidade em Bioquímica na Universidade Regional do Nordeste em Campina Grande. Nessa mesma época conheceu Iaponan, que mais tarde se tornaria sua esposa e mãe de suas filhas, Renally e Raissa. 

 

Concluindo o curso em 1988, aos 30 anos, Francisco foi contratado pelo CLIPSI Hospital Geral de Campina Grande. Contudo, seu sonho de ter seu próprio laboratório o levou ao sul da Bahia, onde chegou à cidade de Ubaitaba - BA. Lá, trabalhou no Laboratório Prontanalise no qual posteriormente tornou-se sócio. Além disso, ele também atuava no Laboratório do Hospital da Santa Casa, na cidade vizinha, Itabuna.

 

Em busca de construir seu próprio laboratório, Francisco abriu mão de sua posição no Hospital da Santa Casa e deixou a sociedade no Laboratório Prontanalise. Em 1993, junto com sua esposa, Iaponan, fundou o CHAGAS LABORATÓRIO CLÍNICO em Ubaitaba - BA. Naquele mesmo ano, com o reconhecimento que já havia conquistado, foi escolhido pelo Hospital São Vicente de Paula para atender com exclusividade todos os serviços laboratoriais da região. 

 

A expansão continuou, e em 1996, Francisco descobriu Barreiras, cidade que o encantou com seu potencial na área da saúde. Em 1998, abriu uma filial na cidade, liderada por seu irmão, o também farmacêutico - bioquímico Paulo Ferreira, e sua irmã, assistente social, Fátima Ferreira.

Em 2004, encantado com a acolhida, prosperidade e segurança de Barreiras, Francisco decidiu mudar-se com sua família para a cidade e transferir a matriz do laboratório para lá.

 

Ao longo dos anos, o trabalho ético e transparente do CHAGAS estabeleceu fortes laços com os profissionais de saúde, resultando, a partir de 2007, na implantação de diversos postos de apoio e coleta na cidade. Sempre buscando a expansão e a proximidade com os clientes, uma filial foi instalada em Cotegipe - BA em 2013.

 

Em 2017, a gestão foi renovada com a chegada de sua filha, Raissa, como administradora. Nesse mesmo ano, o laboratório aumentou sua capacidade de produção por meio de um projeto de ampliação e automação, investindo em tecnologias de ponta das marcas ROCHE, SYSMEX e AVL, que impulsionaram a produtividade. Assim, o CHAGAS permanece em constante busca para oferecer serviços de qualidade e um atendimento humanizado, honrando sua trajetória e valores.

Em 2000, a Câmara Municipal de Ubaitaba-Ba, deu o Título de Cidadão Ubaitabense a Francisco em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade do município.

Em 2019, a Câmara Municipal de Barreiras-Ba, deu o Título de Cidadão Barreirense a Francisco em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade do município.

Ao longo dos últimos 30 anos, o CHAGAS LABORATÓRIO CLÍNICO tem sido um exemplo de constante renovação e dedicação em busca da excelência no atendimento aos seus clientes. Desde o momento em que Francisco das Chagas Ferreira fundou o laboratório, sua visão empreendedora e compromisso com a qualidade têm sido os pilares que impulsionam seu crescimento e aprimoramento contínuo.

 

A dedicação em estabelecer um atendimento humanizado e acolhedor também tem sido um diferencial do laboratório. Cada cliente é tratado com respeito e atenção, sendo acompanhado em todo o processo, desde a coleta das amostras até a entrega dos resultados. O foco no cuidado com o paciente é uma marca registrada do CHAGAS LABORATÓRIO CLÍNICO, que acredita que cada pessoa é única e merece um serviço personalizado e de qualidade.

bottom of page